Checklist de viagem: faça sua mala de forma simples
Viajar tem tudo a ver com a #GreatMood, afinal, poucas experiências são tão aptas a criar lembranças maravilhosas quanto sair por aí descobrindo a vida.
Apesar disso, nem sempre fazer a mala de viagem é uma tarefa simples... e é comum levarmos mais itens do que o realmente necessário. Resultado: peso extra pra cima e pra baixo, sem contar a parte de ter que devolver tudo no lugar no retorno da viagem.
Em um determinado período da minha vida, viajei muito a trabalho e a lazer e, com isso, precisei simplificar a vida e compartilho algumas dicas com vocês:
Peças que vão e peças que ficam
Não levo mais peças que amassam muito e peças que dependem de muitos outros itens para compor um look harmônico. Peças de cores mais básicas e coringas são as melhores na hora de viajar.
Frascos menores
Shampoo, condicionador e itens de uso diário ficam em frascos pequenos, para não pesar nem criar volume desnecessário na bagagem. Já tive até nécessaire pronta de viagem para períodos em que viajava mais de 3 vezes ao mês. Era uma maravilha.
Planejamento de looks
A partir da programação da viagem, você precisa planejar looks antecipadamente, com pequenas opções de variação ou versatilidade para o caso de mudança de clima. Pense nos looks de forma a simplificar: faça escolhas que combinem com um mesmo calçado, bolsa ou acessórios.
Itens volumosos: saia com eles
Quando se trata de viagem aérea, uma outra preocupação é com o peso e tamanho limites das malas. Por isso, uma boa ideia é a de vestir itens volumosos, para não sobrecarregar a bagagem. Levará bota de trilha? Vista. Levará um casaco maior? Vista ou leve a tiracolo.
Documentos
Seja precavido: pesquise os documentos necessários, principalmente em viagens internacionais, ou até mesmo nacionais que podem ter a oportunidade de travessia de fronteiras (Ex: Foz do Iguaçu, fronteira com Argentina e Paraguay). Além da documentação, alguns países exigem aplicação de vacinas além das de Covid. Essa informação deve ser verificada o quanto antes, pois as vacinas podem levar alguns dias para imunização e de nada adianta tomar a vacina na véspera do embarque.
Evite esquecimentos
Ao sair, conte quantas malas, mochilas, pacotes está levando. Isso ajuda a conferir na hora de pegar o táxi / Uber, ônibus, ou até mesmo na hora de deixar a sala de embarque no aeroporto.
E, por fim, faça uso de checklists...
Já sabe o que falta e o que sobra rotineiramente em suas viagens? Isso é importante para atualizar seu próprio checklist. A partir do seu estilo e tipo de viagem que costuma fazer, você poderá criar a lista básica necessária para que a viagem seja perfeita e atualizar com os aprendizados a cada viagem.
A viagem já está próxima e ainda não criou seu checklist? A gente compartilha o nosso. Mas, atenção, essa lista contém TUDO o que queremos lembrar sobre itens que podem ser necessários, mas nunca todos eles são necessários.
Pense bem: a viagem é curta e terá poucas oportunidades de fazer fotos profissionais? A câmera do celular basta. Está viajando para esquecer um pouco da vida em frente ao computador e a probabilidade de ser acionado pelo time do trabalho é pequena? Não leve o notebook. Cada item a mais que você tira do lugar é um peso extra e um item extra que precisará ser organizado no seu retorno.
CHECKLIST VIAGEM A LAZER
Uma viagem a lazer normalmente exige mais itens do que as de trabalho. Por isso, caso sua viagem seja a trabalho, pode considerar o mesmo checklist excluindo os itens divertidos (risos) e incluindo: EPIs e ferramentas de trabalho. Bora começar a montar a bagagem:
1. Celular
2. Carregador de celular
3. Documentos
4. Bolsa a tiracolo para documentos e itens de valor
5. Remédios de uso contínuo e para dores simples
6. Looks para cada ocasião especial já programada (sem exageros, com versatilidade para possíveis mudanças climáticas)
7. Calçados (tênis / sapato, chinelo)
8. Acessórios para cabelos / brincos e outros
9. Sacola de praia ou piscina (se for o caso)
10. Secador de cabelos (inegociável para muitas mulheres, inclusive recomendamos ter um bivolt dobrável para viagens)
11. Shorts / Bermudas / Calças / Leggings (cuidado com o exagero)
12. Camisetas / Blusinhas
13. Top / Sutiã (somente um na mala e outro que estiver vestindo é mais do que o necessário)
14. Meias (confortáveis)
15. Calcinhas / Cuecas
16. Biquínis / Sungas (normalmente 2 itens é mais que suficiente)
17. Saída de banho / Canga
18. Cinto
19. Vestidos
20. Casacos / Blusas de Frio (lembre-se da versatilidade)
21. Pijama
22. Roupas e outros para a prática de algum esporte (prancha de surf, bike)
23. Boné / Viseira
24. Óculos
25. Bebidas e comidinhas (caso seja viagem de carro)
26. Cadeira de praia (se for o caso)
27. Crédito tag pedágio (se for o caso)
28. Check-up carro (se for o caso)
29. Dinheiro vivo para emergências
30. Livro
31. Máquina fotográfica
32. Pau de selfie (sim, amamos!)
33. Notebook (somente se realmente necessário)
34. Sacolinhas plásticas (santas sacolinhas para guardar itens sujos, molhados e juntar lixo para descarte em local apropriado)
35. Roupa de cama / travesseiros / toalhas (caso não vá para um hotel ou pousada é importante se prevenir - toalhas de microfibra que ficam pequeninas são as melhores opções)
36. Nécessaire (cuidado com ela, não adianta levar todos seus cosméticos, você não vai usar):
a) Escova de dente
b) Pasta e fio dental
c) Perfume
d) Hidratante
e) Desodorante
f) Absorventes
g) Maquiagem
h) Escova de cabelo
i) Protetor solar
j) Repelente
k) Shampoo e condicionador
l) Lâmina para barba
m) Sabonete
37. Máscara e álcool gel / borrifador álcool líquido (para ficar bem longe do vírus da Covid)
Lembre-se: o que tem valor para uma pessoa, pode não ter para você, por isso, é importante que você crie e alimente o seu próprio checklist.
E, se quiser compartilhar os momentos #GreatMood da sua viagem com a gente, marque nosso perfil nas redes sociais @hashtag.greatmood e #MomentoGreatMood.
Que você tenha uma excelente viagem!
Cris Sanchez
Idealizadora da #GreatMood